top of page
discreto.gif
WhatsApp Image 2021-04-19 at 10.27.48 AM

A LINGUÍSTICA É UMA CIÊNCIA DE OUTRO MUNDO!

 

Vitor Hochsprung (UFSC/FAPESC)

O SENSO COMUM

 

Se pensarmos em perguntar para uma criança ou um adolescente o que é ciência ou o que é um cientista, podemos imaginar algumas respostas que receberíamos e arriscar alguns motivos. Muito provavelmente o termo “ciência” seria associado às disciplinas de Biologia, Química e Física. No ensino fundamental, inclusive, essas são as disciplinas que recebem o nome de “ciências”. Além disso, em uma feira científica na escola, é bastante comum ver trabalhos que aparecem mais nesse campo, também. Para cientista, algumas associações que podem aparecer é o trabalho em laboratório, uso de jaleco e auxílio de equipamentos super-hiper-mega tecnológicos. É possível também que associem à invenção de novos materiais e coisas assim.

Nos moldes atuais, como já foi mencionado, a escola tem uma grande influência nessa conceituação de ciência/cientista. Além dela, a mídia também costuma passar essa imagem através de desenhos, filmes, séries e outros meios. Aí, você pode estar se perguntando: mas isso não é ciência? A resposta que eu dou é: sim, mas é uma definição bem simplista! A ciência é muito maior do que isso. Por mais que as ciências naturais e biológicas tenham ocupado bastante espaço no senso comum, há, além delas, outros tipos de ciência. Entre elas, as Humanidades, grupo em que se enquadra a Linguística.

E se a escola e a mídia foram grandes responsáveis para a conceituação simplista de ciência, acho que podemos concordar que elas também teriam poder de desmistificar essa crença, certo?

 

 

ETSON, O ET LINGUISTA: APRESENTAÇÃO

 

Meu nome é Vitor Hochsprung e eu sou mestrando em Linguística no PPGL da UFSC, bolsista CNPq e divulgador científico de Linguística no Instagram (@vitorlinguistica). Ultimamente, tenho refletido muito sobre o meu papel de divulgador científico. Junto com essa reflexão, penso nas mesmas perguntas que, no começo do texto, imaginei fazer para crianças e adolescentes: “o que é ciência e o que é um cientista?”. Há quem diga que ciência é um corpo de conhecimentos e resultados, mas eu escolhi me apegar ao que disse Perini (2010), quando colocou a ciência não como esse produto final, mas sim o caminho para obter o conhecimento. Ciência é, acima de tudo, método. Ou métodos. Dentro desse processo, temos práticas de observação, coleta de dados, elaboração de hipóteses, testes, experimentos e muito mais!

Como divulgador científico, seria um trabalho incompleto não incentivar o público a fazer ciência. Pensando nisso, criei Etson, o ET linguista, um personagem que veio ao Brasil em uma missão científica de analisar o Português Brasileiro (PB) e convocou os meus seguidores do instagram – e agora os leitores do Linguisticamente Falando –  para acompanhar ele nesse processo.

Eu me lembro dos meus dias de infância vendo pica-pau e adorando os episódios em que aparecia um cientista maluco. Quando cresci, percebi que esses personagens (em pica-pau, outros desenhos e até alguns filmes) eram sempre estereotipados: a ciência em questão nunca era a Linguística, era sempre algo mais ligado à tecnologia ou ciências como Química, Física e Biologia.

Dia desses, pensei: vou criar um personagem linguista. Abri o “Gramáticas na Escola”, de Pires de Oliveira e Quarezemin (2016), livro que tenho utilizado bastante na minha pesquisa de mestrado, que foca na abordagem científica de gramáticas na educação básica, e procurei a parte em que as autoras sugerem uma atividade em que alunos poderiam ajudar um marciano a caracterizar o processo de negação dentro do Português Brasileiro. Eu lembrava dessa parte do livro, porque, em 2019, eu, a colega Caroline Huntermann e a Profa. Dra. Karina Zendron da Cunha (FURB) tivemos a ideia de utilizar essa dinâmica do ET com uma turma de 8º ano, como parte de um projeto de Iniciação Científica sobre o estudo de gramática na Educação Básica. O grande linguista Chomsky (1998) declarou que um cientista marciano que observasse a Terra certamente se impressionaria com a faculdade da linguagem, propriedade que torna a espécie humana bastante especial. Tudo isso me inspirou a criar o Etson, que já me ensinou a língua dele e permitiu que vocês sejam colocados em contato. A ideia foi criar algo mais descontraído, que sirva para todas as idades e possa ser adequado para o perfil de cada um.

 

pngtree-vector-free-buckle-cartoon-space
62252702-a4f6-4660-8455-38ba3a72d27e.png

PERFIL DO ETSON 

Etson é um ET da Galáxia GN-z11, a galáxia mais antiga já encontrada, ele faz parte de um grupo maior, o ECOLITE, sigla em Português Brasileiro para “Estudos Coletivos de Línguas Terráqueas”. Cada um de seus colegas pesquisadores está pesquisando uma língua terráquea (pensem no quão grande é esse grupo!). Etson foi o escolhido para estudar o PB, uma língua que, como sabemos, tem muita coisa para ser analisada. Além disso, o nosso ET é um incentivador do fazer científico, então, apesar de se dedicar muito a seus trabalhos, ele sempre gosta de ouvir as hipóteses que os seus amigos, falantes nativos do PB, têm sobre a sua própria língua. 

    

Etson pode estar no Instagram, no Linguisticamente Falando, nas escolas, nas Universidades e em qualquer lugar em que um falante esteja disposto a ajudá-lo. Afinal, ele gosta de discutir com quem sabe sobre o PB e quem melhor do que os falantes dessa língua, não é mesmo?

Agora vou passar a bola para meu amigo Etson, porque eu já falei demais!  

IDENTIDADE

Oi, pessoal Eu sou o Etson!

Sou um ET da velha galáxia, por isso, tenho essa cor esverdeada e o meu cabelo é roxo, meus conterrâneos parecem muito comigo também. Eu adoro comer, ainda mais a comida terráquea que é umas das 7 maravilhas cósmicas! Meus amigos da ECOLITE dizem que sou magro de ruim, porque como bastante, mas eu também gasto muita energia rodando o Brasil para conhecer essa língua tão rica que é o Português Brasileiro! O Brasil é tão grande e tem tantas variedades de clima, culturas e sotaques, eu adoro conhecer tudo isso! Sempre que vou a um lugar novo gosto de ir descalço pra sentir o solo terrestre, adoro sentir a natureza, conhecer pessoas novas e descobrir coisas, principalmente às relacionadas à linguagem e música! Aliás, vocês sabiam que linguagem e música podem ter uma origem comum? Demais, né? Eu adoro investigar e te convido para um desafio! 

 

Nome_ ETSON (1) (1).png

Clica nos ícones abaixo e vem comigo!

ETSON 01

ETSON 02

bottom of page